domingo, 13 de outubro de 2013

TÚNEL DO TEMPO: UNIÃO DE TIMBÓ

A Sociedade Desportiva União foi fundada em 14 de março de 1942 sob a denominação de Sociedade Recreativa Timboense.  A troca de nome ocorreu em 1944 por força de Lei Federal, que proibiu a utilização de nomes ou gentílicos por clubes e associações esportivas de cidades, estados e países.

O União é um dos mais tradicionais clubes do Vale do Itajaí. A estréia em campeonatos ocorreu em 1943 quando disputou o campeonato da Liga Blumenauense (LBF).

Uma das melhores formações do clube foi na década de 1960, quando conquistou o tricampeonato da LBF (1965, 1966 e 1967) e aventurou-se no campeonato estadual de 1966.

Cerca de quarenta anos mais tarde, o time timboense retornaria ao futebol profissional fazendo boas campanhas da Segunda Divisão culminando com o acesso à Primeira Divisão em 2005, onde veio a perder os dez jogos disputados.

O clube revelou muitos jogadores que ficaram inseridos na história do futebol catarinense. Um deles é o zagueiro Nelson Weege, que teve passagem por Palmeiras de Blumenau e Figueirense de Florianópolis.

União com a Taça Fritz Kuenrich em 1967

Em pé: Tutti Krueger, Daqui, Urabatão, Nelson Weege, Nilson Cantareira, Fernando e China.
Agachados: Antônios Carlos, Valdir Harbs, Brancher, Zeca Matedi, Luiz Carlos e o massagista Tuta.

Foto: acervo Ana Paula Weege

Nenhum comentário:

Postar um comentário